sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Neste sábado tem Cine Tribal na Casa dos 500 Anos

Neste sábado tem Cine Tribal na Casa dos 500 Anos, a partir das 20h30min. O tema desta edição é a cineasta Maya Deren.

Maya Deren foi um brilhante cineasta e teórico cujos filmes escritos e têm, no entanto, ao lado do paled ainda maior lenda em torno a sua vida e morte. Desde o início dos anos 1940 até à sua súbita (e alguns diriam supernaturally-causada) morte em 1961, Maya Deren ambos evocados e exemplificado o American avant-garde filme circulação praticamente por si própria - como cineasta, distribuidor, professor, teórico e promotor - em todos os uma impetuosa personalidade. Ela trabalhou completamente fora do comum indústria cinematográfica e fez a sua própria experiência interior do centro de seus filmes. Maya Deren Eleonora Derenkowsky nasceu em Kiev em 1917. Seu pai era um psiquiatra. Em 1922 a família emigrou para a América e liquidadas em Syracuse, Nova York. Maya foi educado na Escola da Liga das Nações, na Suíça,em Siracusa e universidades Nova York, e no Smith College, onde ela ganhou um Master of Arts grau na literatura em 1938. Embora ainda um estudante de Siracusa, ela dedicou sua energia ao metro movimento socialista. Tal como o seu fascínio por fotografia e cinema cresceu, o seu talento para a organização e persuasão foi re-canalizada. Todas as artes faltava subsídios nos anos quarenta, mas o filme foi um dos mais pobres. Carismático e determinada, Deren peddled eficaz para si e seus pares. Ela trabalhou incessantemente para criar facilidades e financiamento para o filme independente que posteriormente circulação cresceu na América. Ela palestras em todos os lugares da Yale University ao Dave Garroway espetáculo. Em 1946, ela foi o primeiro cineasta a receber um Guggenheim Fellowship (para trabalho em " criativa filmes "), bem como o primeiro a estabelecer uma fundação sem fins lucrativos filme, o Creative Film Foundation. Seu trabalho levou, em última instância, para o estabelecimento do primeiro-makers Film Co-op em Nova York. Ela também escreveu inúmeros artigos técnicos e teóricos para cinema revistas e em 1946 publicou um panfleto, "Anagrama de Idéias sobre Arte, Forma e Cinema". Seu trabalho foi fundamental na construção de uma atmosfera de respeito pela arte de filmar.
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