sexta-feira, 24 de julho de 2009

Secretaria apresenta proposta de cronograma e metodologia para o Fórum e a Conferência


O secretário de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral, reuniu ontem à noite, dia 21 de julho, na Casa dos 500 Anos, cerca de 50 artistas do município para tratar de assuntos que prometem trazer muitos benefícios, recursos e incentivos à atividade cultural local: o Fórum e a Conferência Municipal de Cultura.

Durante a reunião, que também contou com a presença da subsecretária da pasta, Elza Maria Bernardo, Guaral explicou aos presentes toda a metodologia que será aplicada nos dois encontros. De acordo com ele, o Fórum, previsto para o final de setembro, vai reunir representantes do Comitê Gestor, formado por entidades de classe, unidades de ensino, secretaria de Cultura e Câmara de Vereadores, além de associações e grupos culturais, em um debate em busca de soluções e metas a serem atingidas pela cultura do município. A Conferência, prevista para o final de outubro, vai reunir esses grupos e também representantes da Cultura dos governos Estadual e Federal.

- A Conferência conta com todo o apoio do governo municipal e nos capacitará para participar de editais, concorrer a verbas estaduais e federais e para que possamos nos enquadrar no Plano Nacional de Cultura (PNC). Os recursos são abundantes, só nos falta mais organização para ter acesso a eles – disse o secretário, lembrando também aos artistas que é importante a profissionalização e a união dos mesmos em grupos ou associações regulamentadas para fortalecer o movimento: “Para isso contaremos com a assessoria do Sebrae”, disse Guaral, lembrando da presença da Gestora de Projetos do Sebrae/RJ, Laila Kallab, à reunião.

O secretário falou também sobre a importância de voltar a reunir o Conselho Municipal de Cultura, órgão de reuniões regulares que conta com a participação de representantes da sociedade civil, também um elemento fundamental para a concorrência de projetos culturais às verbas estaduais e federais. Guaral citou as reuniões que vêm sendo feitas com os representantes do Comitê Gestor, formado durante o encontro “Cidade Viva”: “até agora duas reuniões já foram realizadas e a próxima ocorrerá na semana que vem”.

Também foi apresentada uma sugestão de cronograma para início dos trabalhos que terá como culminância a Conferência. No dia 30 de julho está programada a primeira reunião do Comitê Gestor, às 18h, no auditório da Prefeitura; do dia primeiro de agosto a 23 de outubro, ocorrem as reuniões com o Sebrae para regularização de grupos e associações culturais; no dia 11 de agosto, das 18h às 22h, na Casa dos 500 Anos, mais uma reunião com o Sebrae com a participação de técnicos e dos artistas; dia 13 de agosto, 2ª reunião do Comitê Gestor; de 19 de agosto a 9 de setembro, reuniões com diferentes segmentos culturais da cidade; dias 26 e 27 de setembro, Fórum Municipal de Cultura e dias 24 e 25 de outubro, Conferência Municipal de Cultura, ambos com local ainda a definir.

Viviane Teixeira
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário